Você conhece alguém que é ou foi bem sucedido com investimentos no ramo imobiliário? Tem interesse em investir em imóveis? Saiba que investir em imóveis não é só para ricos, e provavelmente é muito mais fácil do que você imagina.
Separei algumas dicas rápidas que vão ajudar a todos os pequenos e médios investidores que querem começar no ramo imobiliário.
O Negócio:
Um grande seguredo sobre o investimento em imóveis é que devemos ver um imóvel sempre como um negócio e estudar seus detalhes financeiros para descobrir como obter os maiores lucros sobre o dinheiro que investimos. Um imóvel para investimento não deve ser visto como bom ou ruim usando os mesmos critérios que usaríamos para comprar uma casa própria, um consultório se você for profissional da área da saúde, ou o escritório que sonhamos para nossa empresa. Um imóvel para investimento tem que ser visto apenas em seus números e pode ficar em uma vizinhança que não gostamos, pode ser uma sala escura em um prédio feio, pode ter apenas chuveiro elétrico quando você está acostumado a ter água quente com caldeira. Um imóvel para investimento não tem que ser bonito, tem que dar lucro.
Comprar e vender:
O primeiro passo para fazer um bom negócio é saber a hora de comprar o imóvel. Não basta pagar o preço justo que o imóvel vale no mercado, é preciso estar atento a boas oportunidades de forma a comprar barato. A melhor forma de saber se um imóvel está sendo oferecido por um bom preço é observar por algum tempo o valor médio das outras construções na região. Se você não se sente seguro para esta tarefa, aconselho contratar ajuda de um profissional de confiança.
Se você vai comprar uma sala para alugar, verifique o valor dos aluguéis das outras salas do mesmo tamanho no prédio. Se vai comprar para reformar e vender, calcule o valor pedido, o custo estimado para a reforma e o valor que os imóveis semelhantes estão sendo vendidos. Observe também o potencial de valorização do local. Lembre-se sempre de que para lucrar é preciso comprar bem.
Localização:
Para tomada de decisões em relação à localização do imóvel, devemos levar em conta a finalidade do negócio. Em uma rua cheia de lojas e comércio, seria um bom investimento este imóvel residencial? Pode ser, pode não ser. Por um lado, há a praticidade do comércio próximo, mas por outro, há o barulho. Observe também se existe alguma lei que proíba certo tipo de atividade, para evitar dores de cabeça futura.
Algumas perguntas comuns:
1) Investir em imóveis é seguro?
Um imóvel é um patrimônio físico, está lá, ao alcance das mãos, podemos tocar nele, podemos vê-lo. Um imóvel é seu, ninguém lhe tira, o governo não pode congelá-lo como já fez com a poupança e contas bancárias.
2) Imóvel é fonte de renda?
Um imóvel bem escolhido é fonte de renda vitalícia, todos precisamos de moradia e quem não tem condições de comprar a casa própria sempre estará a procura de um bom imóvel para alugar.
3) O imóvel mantém o valor?
Além de gerar renda, um imóvel bem escolhido mantém seu valor e muitas vezes valoriza mais do que a simples correção do dinheiro investido.
4) Quando investir em imóveis?
Não há um momento certo para começar a investir em imóveis. A compra de um imóvel é uma compra grande, normalmente a maior que faremos em nossas vidas. Para muitos, é a casa própria, para outros, são imóveis de aluguel. Quem consegue comprar imóveis o faz porque começa cedo a poupar com este fim e faz isso com consistência, sem desistir no meio do caminho, além de fazer por tempo suficiente, pois sendo uma compra grande, não acontece da noite para o dia