>

Sobre mim

Minha obrigação é conduzir o processo de negociação entre quem esta vendendo e quem esta comprando.

Cada lado tem um interesse, e minha função é alinhar essas posições antagônicas.

PARA QUEM ESTA COMPRANDO

Para auxiliar o cliente que esta comprando inicialmente procuro identificar qual a motivação da compra.

Sigo orientando sobre a real capacidade financeira apresentando requisitos para obtenção do credito imobiliário, se for necessário.

O próximo passo é mostrar as ofertas existentes no mercado que atendem ao que o cliente quer.

Minha experiência mostra que muitas vezes um cliente renega um imóvel mas depois de algum tempo revê seu conceito.

Ou seja, o processo de uma compra imobiliária segue criterios diferenciados.

PARA QUEM ESTA VENDENDO

Para auxiliar quem esta vendendo procuro avaliar o preço do imóvel considerando estado e localização.

Com essas informações mais os últimos negócios fechados na mesma região defino uma avaliação do preço do imóvel.

Outro ponto importante na atribuição do valor de venda é a motivação da venda.

Isso permite encontrar a velocidade da venda. Com esses detalhes se define um preço de venda.

Na hipótese de haver uma discordância entre o que o vendedor quer e a avaliação realizada há um entendimento, sempre ressaltando que a velocidade da venda depende disso.

comprar um imóvel usado ?

Casa, apartamento ou terreno, independente do tipo de imóvel que queremos comprar, é importante criar um procedimento para que a compra não venha a dar dor de cabeça no futuro. Neste texto iremos apresentar um pequeno guia contendo passos importantes de serem seguidos por quem está buscando comprar um imóvel, mas que não é profissional do ramo.

Em primeiro lugar,é muito importante não efetuar a compra do seu imóvel por impulso. Lembre-se que se trata de um lugar que você pretende passar alguns ou muitos anos da sua vida e que você vai pagar uma grande quantidade de dinheiro por ele. Desta forma, evite as grandes feiras de promoções que acontecem de vez em quando em algumas cidades do país. Aconselho que sua primeira busca seja pelo classificados do jornal ou links e anúncios da internet. Normalmente eu prefiro a busca pela internet por oferecer algumas facilidades como não precisar gastar dinheiro comprando jornais; poder listar nossas buscas por região, por preço, por metragem; pela quantidade de anúncios e boas opções online ser muito maior do que em qualquer lugar destre outras.
Faça uma tabela no papel ou excel contendo os seguintes campos:
  1. Localização do imóvel (bairro)
  2. Tamanho do imóvel (em área total m2)
  3. Facilidades: Elevador, vagas na garagem, piscina, playground para apartamentos. Rua com segurança, vaga na garagem, facilidade de acesso para casas.
  4. Idade do imóvel
  5. Valor de condomínio + IPTU
  6. Preço do imóvel
Aconselho fazer este esquema para um número entre 30 e 60 imóveis. Na internet é fácil encontrar muitos anúncios e em menos de 3 dias conseguimos chegar a este número.

Observe os custos x benefícios no que diz respeito ao tamanho e localização do imóvel com relação ao seu preço, retire os que estiverem supervalorizados e coloque em destaque os que estiverem abaixo do valor médio da região. Imóveis sub valorizados podem ser uma boa compra ou uma dor de cabeça futura, mas só podemos descobrir isso nas próximas etapas do processo seletivo.
Se for preciso entre em contato com os proprietários / corretoras para esclarecer as dúvidas básicas. Com estes dados em mãos, podemos descartar as piores ofertas e diminuir a lista para uns 10 ou 20 imóveis.

Agora chegou a hora de ir visitar os imóveis escolhidos. Faça um planejamento para dedicar entre uma e três horas em cada visita.
Dica: Se você pretende pagar mediante financiamento, carta de  credito  ou utilizando FGTS, é importante saber, antes de visitar o imóvel, se o vendedor aceita este tipo de pagamento, do contrário a visitação seria pura perda de tempo para todos.